A ViaMobilidade

Conheça a concessionária das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda dos trens de São Paulo

Sobre a concessão

A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda dos trens metropolitanos de São Paulo.

 

O contrato com o Governo do Estado de São Paulo, assinado em 30 de junho de 2021, permite à concessionária a operação e manutenção das duas Linhas por 30 anos. O contrato de concessão contempla investimentos de R$ 3,2 bi para a operação, adequação, conservação, manutenção, modernização e ampliação das instalações existentes, além de aquisição de material rodante (trens) ao longo dessas três décadas.

as duas Linhas juntas

Valor
78,9
Unidade
km
Descrição
de extensão as duas linhas juntas

diariamente

Valor
+840
Unidade
mil
Descrição
clientes diários, de segunda a sexta, transportados nas duas linhas

A empresa

A empresa

Uma concessão de linhas metroferroviárias implica que a empresa assume, por um período determinado, a responsabilidade pela operação, manutenção e conservação dos serviços, conforme um plano de investimentos previamente estabelecido, que pode ou não abranger obras contratadas. O retorno financeiro para a empresa é gerado pela cobrança de tarifas dos usuários e pela veiculação de publicidade. Ao término do contrato, todos os bens públicos retornam ao controle do Poder Concedente.

Na Linha 8-Diamante, o projeto prevê melhorias nas 22 estações já existentes e a construção de uma nova estação em projeto (Ambuitá). Atualmente, a extensão da linha é de 41,6 km, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno.

Está prevista, ainda, a requalificação do Pátio de Manutenção em Presidente Altino. O trecho interliga-se com a Linha 3-Vermelha do Metrô, a Linha 7-Rubi da CPTM e a Linha 9-Esmeralda da ViaMobilidade, com previsão de interligação com a Linha 6-Laranja.

A Linha 9-Esmeralda conta, hoje, com 20 estações e integra Bruno Covas/ Mendes-Vila Natal até Osasco, com mais uma estação em construção pelo Poder Concedente (Varginha). Atualmente, a linha possui 37,3 km de extensão, faz integração com as Linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante, e fará interligação com a futura Linha 17-Ouro.

Somadas, as Linhas 8 e 9 possuem extensão total de 78,9 km.

Visão, propósito e princípios

Nossas escolhas e atitudes são moldadas por um conjunto de valores que estabelecem a identidade, os fundamentos e a forma de atuação da ViaMobilidade. Com base nessas premissas, queremos gerar impacto positivo para clientes, funcionários e a comunidade em geral.

Acessibilidade

Entre os investimentos previstos estão garantir a acessibilidade em todas as estações e eliminar as passagens de nível (acessos onde há passagem entre os dois sentidos para acessar a via).

Escadas rolantes e rampas

Escadas rolantes e rampas

Elevadores preferenciais, localizados nos mezaninos e plataformas

Elevadores preferenciais, localizados nos mezaninos e plataformas

Pisos táteis direcionais e de alerta que encaminham pessoas com deficiência visual aos elevadores, bilheterias, bloqueios e áreas de embarque na plataforma

Pisos táteis direcionais e de alerta que encaminham pessoas com deficiência visual aos elevadores, bilheterias, bloqueios e áreas de embarque na plataforma

Banheiros acessíveis

Banheiros acessíveis

Telefones adaptados para PCD (Pessoa com Deficiência)

Telefones adaptados para PCD (Pessoa com Deficiência)

Telefones para surdos

Telefones para surdos

Rotas acessíveis para pessoas que utilizam cadeira de rodas

Rotas acessíveis para pessoas que utilizam cadeira de rodas

Transposição de plataformas que eliminam as passagens de nível ((pontos de interseção entre a ferrovia e uma via pública, onde veículos e pedestres podem cruzar os trilhos)

Transposição de plataformas que eliminam as passagens de nível ((pontos de interseção entre a ferrovia e uma via pública, onde veículos e pedestres podem cruzar os trilhos)

Diferenciais de Infraestrutura

A ViaMobilidade inaugurou em julho de 2023 o novo CCO - Centro de Controle Operacional da Linha 8-Diamante e da Linha 9-Esmeralda.

Essa moderna instalação permite o monitoramento contínuo das linhas todos os dias da semana, assegurando a excelência do serviço ao integrar a comunicação interna e as ações estratégicas com as equipes técnicas, desde a manutenção até a ouvidoria. O CCO conta com:

Monitoramento em tempo real das duas linhas através de um painel sinótico operado por especialistas

Monitoramento em tempo real das duas linhas através de um painel sinótico operado por especialistas

Visualização de câmeras instaladas nas estações e dentro dos trens, com imagens em alta resolução

Visualização de câmeras instaladas nas estações e dentro dos trens, com imagens em alta resolução

Consoles otimizados ao desempenho dos especialistas

Consoles otimizados ao desempenho dos especialistas

Equipe 100% dedicada à implementação de planos de ação para garantir a qualidade e segurança de cada viagem

Equipe 100% dedicada à implementação de planos de ação para garantir a qualidade e segurança de cada viagem

Trens e sistema

Detalhes técnicos

 

Confira todos os detalhes sobre os trens da Linha 8-Diamante e da Linha 9-Esmeralda.

Estrutura acionária

ccr

Valor
80
Unidade
%
Descrição
CCR

Ruasinvest

Valor
20
Unidade
%
Descrição
RuasInvest

Transparência

Processos de operação e manutenção das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, com a perspectiva do usuário em relação ao serviço prestado. Abrange o total de 42 estações e o Pátio Presidente Altino. 

Linha 8-Diamante: Júlio Prestes; Palmeiras-Barra Funda; Lapa; Domingos de Moraes; Imperatriz Leopoldina; Presidente Altino; Osasco; Comandante Sampaio; Quitaúna; General Miguel Costa; Carapicuíba; Santa Terezinha; Antônio João; Barueri; Jardim Belval; Jardim Silveira; Jandira; Sagrado Coração; Engenheiro Cardoso; Itapevi; Santa Rita; Amador Bueno e Ambuitá (em construção).

Linha 9-Esmeralda: Osasco; Presidente Altino; Ceasa; Villa Lobos-Jaguaré; Cidade Universitária; Pinheiros; Hebraica-Rebouças; Cidade Jardim; Vila Olímpia; Berrini; Morumbi-Claro; Granja Julieta; João Dias; Santo Amaro; Socorro; Jurubatuba-Senac; Autódromo; Primavera-Interlagos; Grajaú; Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e Varginha (em construção).

O Grupo CCR tem pautado a sua atuação na agenda de Diversidade & Inclusão para construir um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo e acolhedor para todos os perfis de colaboradores. O Grupo e as suas plataformas de negócio realizam ações permanentes para ampliar a presença das mulheres em cargos de liderança e em posições operacionais, oferecendo vagas afirmativas, firmando parcerias com entidades educacionais, capacitações profissionais e campanhas de cadastramento de currículos, bem como estabelecendo normas e processos internos que visem a uma remuneração igualitária e processos de avaliação de desempenho imparciais.

Hoje, as mulheres correspondem a 39% do quadro total de colaboradores do Grupo CCR. Nas áreas operacionais, por exemplo, 37% dos operadores de trens da Linha 5-Lilás  são mulheres e a empresa tem periodicamente promovido cursos de formação e a contratação de mulheres como agentes de atendimento e segurança em suas estações de trens e para as áreas de manutenção.



O Grupo CCR dispõe de uma Norma de Remuneração Fixa, que determina que todos os seus colaboradores sejam remunerados igualmente sem distinção de gênero, idade, raça ou orientação sexual. Além disso, estabelece que a remuneração é definida com base nas funções exercidas, alinhadas com os valores praticados pelo mercado, e que a área de recursos humanos deve sempre observar o equilíbrio interno salarial entre os colaboradores que ocupam o mesmo cargo na mesma localidade de atuação ao contratar um novo profissional. Os processos de avaliação de performance da Companhia, por sua vez, são atrelados a metas objetivas, que permitem mensurar de forma isenta e imparcial o desempenho dos seus colaboradores.

Este documento tem por finalidade informar sobre o serviço prestado pelas concessionárias, formas de acesso a esses serviços e seus compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público nos moldes do artigo 7º da Lei Federal nº 13.460 de 26 de julho de 2017, bem como o resultado da avaliação da pesquisa de satisfação constante do anexo III.D. nos termos do parágrafo 2º do artigo 33 da lei federal citada.


É dever das concessionárias:


  • Executar todos os serviços, controles e atividades relativos ao contrato de concessão, com zelo e diligência, utilizando a melhor técnica aplicável a cada uma das tarefas desempenhadas;
  • Assegurar a adequada prestação do serviço concedido, conforme definido no artigo 6º da Lei federal nº 8.987/95, valendo-se de todos os meios e recursos à sua disposição;
  • Dispor de equipamentos, acessórios, recursos humanos e materiais necessários à perfeita prestação dos serviços;
  • Executar serviços e programas de gestão, bem como fornecer treinamento a seus empregados, com vistas à melhoria dos serviços e à comodidade dos usuários;
  • Elaborar e implementar esquemas de atendimento a situações de emergência que envolvam os usuários, mantendo disponíveis, para tanto, recursos humanos e materiais;
  • Cumprir as determinações operacionais dos sistemas metropolitanos de transporte público de passageiros;
  • Responder pelo correto comportamento e eficiência de seus empregados e de terceiros contratados, providenciando o uso de uniforme nas funções e condições em que forem exigidos, bem como o porte de crachá indicativo das funções exercidas;
  • Atender e fazer atender, de forma adequada, o público em geral e os usuários em particular;
  • Informar a população e os usuários em geral, sempre que houver alteração da tarifa de transporte público, o novo valor e a data de vigência;
  • Cumprir as determinações legais pertinentes  à operação da linha;
  • Implantar em sua estrutura organizacional serviço de ouvidoria diretamente vinculado à Diretoria da concessionária (todos os canais de comunicação são divulgados neste sítio).


Ainda são direitos e deveres dos passageiros:


  • Receber serviço adequado, que satisfaça as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade e cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas;
  • Receber do Estado de São Paulo e da concessionária informações para a defesa de interesses individuais ou coletivos;
  • Receber do Estado de São Paulo e da concessionária informações quanto às questões relacionadas ao valor da tarifa de transporte público de passageiros;
  • Obter e utilizar o serviço com liberdade de escolha, observadas as normas estabelecidas pelo Estado de São Paulo;
  • Pagar as tarifas de viagens e de acesso ao sistema metropolitano de transportes públicos de passageiros, salvo as situações previstas em lei e as gratuidades estipuladas pelo Estado de São Paulo;
  • Levar ao conhecimento do poder público e da concessionária as irregularidades de que tenham conhecimento, referentes ao serviço prestado;
  • Contribuir para a permanência das boas condições dos bens públicos, através dos quais lhes são prestados os serviços.

O compromisso com a sustentabilidade está baseado no tripé econômico, ambiental e social. O objetivo da ViaMobilidade é desenvolver o seu negócio, preservando o meio ambiente e a qualidade de vida da população de São Paulo.