A Bahia é o destino favorito dos brasileiros para o verão 2025, segundo pesquisa realizada pela empresa Nexus em parceria com o Ministério do Turismo, e a capital baiana deve receber 3,4 milhões de pessoas entre dezembro/24 e março/25. Para facilitar o deslocamento pela cidade, os visitantes que chegarem a Salvador podem contar com o Metrô, utilizando também o Mapa Turístico disponível no site da CCR Metrô Bahia, concessionária que administra o modal.
No Mapa, o visitante vai encontrar informações como pontos turísticos próximos às estações de metrô (com a distância e tempo de deslocamento da estação para o ponto desejado de carro ou a pé), linha metroviária e terminais de ônibus integrados, possibilitando o acesso fácil e econômico a praias, Centro Histórico, principais atrações, teatros, museus, estádio de futebol e shoppings.
Entre os locais indicados no Mapa Turístico do Metrô estão o Centro Histórico de Salvador, o Dique do Tororó, a Arena Fonte Nova, as praias de Itapuã e Porto da Barra, Santo Antônio Além do Carmo e o Elevador Lacerda. Com a temporada vibrante de ensaios de verão e o Carnaval, o metrô ganha destaque como a principal alternativa de transporte para quem deseja chegar com agilidade e tranquilidade a locais estratégicos, como o Parque de Exposições e Lapa, no centro da cidade. "Para os grandes eventos, como o Festival de Verão, o Carnaval e as festas de verão, realizamos operações especiais no metrô para atender com eficiência ao público que participa desses encontros", ressalta Júlio Freitas, diretor da CCR Metrô Bahia.
Metrô conectado ao Aeroporto e à Rodoviária
Quem desembarcar na Bahia pelo principal aeroporto do estado, o Aeroporto Internacional de Salvador, conta também com a possibilidade de deslocamento utilizando o metrô. No local, o visitante tem acesso a um transfer gratuito, que conecta diretamente o Aeroporto com o modal. A capital baiana é uma das cinco cidades no país a oferecer a facilidade de um transporte sobre trilhos interligado ao aeroporto local, segundo informações da ANPTrilhos. Além disso, o metrô também está conectado diretamente à Rodoviária de Salvador, garantindo uma experiência de mobilidade integrada para quem chega à cidade ou se desloca para outras regiões da capital baiana.
Sobre CCR Metrô Bahia
A CCR Metrô Bahia tem dez anos de operação na Bahia. São 38 km de extensão, duas linhas, 22 estações e dez terminais integrados, sendo nove deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$ 11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta mais de 400 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 2,1 milhões de viagens, cerca de 27 milhões de quilômetros rodados e mais de 670 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.390 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos, e foi reconhecida pelo jornal O Estado de São Paulo como uma das 100 empresas mais influentes do Brasil em mobilidade no ano de 2024.