A CCR Metrô Bahia

Conheça a concessionária das Linhas de metrô de Salvador e Lauro de Freitas

Sobre a concessão

A CCR Metrô Bahia é uma empresa do Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessões de infraestrutura e mobilidade da América Latina. Desde 2013, a operadora é responsável pela manutenção e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, por um período de 30 anos, através de uma Parceria Público-Privada (PPP). 

 

O contrato prevê investimentos de R$ 5,8 bilhões nas duas Linhas, que juntas, somam 38 km de extensão, 22 estações, 9 terminais de integração com ônibus, uma frota de 40 trens, mais de 2.000 câmeras interligadas ao Centro de Controle Operacional, e emprega cerca de 1.400 funcionários.

Em 2018, foi concluído o projeto de implantação da Linha 2, com a entrega da Estação Aeroporto e chegada à Região Metropolitana de Salvador, tornando-se a segunda cidade brasileira a ter o modal interligando o centro da capital ao aeroporto. No mesmo ano, foi finalizado o projeto paisagístico e urbanístico do canteiro central da Avenida Paralela que conta com pista de caminhada e ciclovia de 12 km.

A CCR Metrô Bahia se orgulha de ser o sistema metroviário que mais cresceu na América Latina nos últimos anos, gerando cerca de 8.000 empregos no auge das obras.

pessoas diariamente

Valor
+400
Unidade
mil
Descrição
pessoas na CCR Metrô Bahia diariamente

em extensão de linhas

Valor
38
Unidade
km
Descrição
em extensão de linhas

de ônibus integrados

Valor
10
Unidade
terminais
Descrição
de ônibus integrados

colaboradores trabalhando diretamente

Valor
1,4
Unidade
mil
Descrição
colaboradores trabalhando diretamente

Visão, propósito e princípios

Nossas escolhas e atitudes são moldadas por um conjunto de valores que estabelecem a identidade, os fundamentos e a forma de atuação da CCR Metrô Bahia. Com base nessas premissas, queremos gerar impacto positivo para clientes, colaboradores e a comunidade em geral.

Acessibilidade

As estações da CCR Metrô Bahia são totalmente acessíveis para pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida, e também possuem infraestrutura e equipes de Agentes de Atendimento e Segurança (AASs) treinados para prestar atendimento de primeiros socorros, se necessário. As estações contam com:

Rampas de acesso

Rampas de acesso

Escadas rolantes

Escadas rolantes

Elevadores

Elevadores

Banheiros adaptados

Banheiros adaptados

Sinalização tátil nos corrimãos das escadas, pisos táteis direcionais e de alerta que encaminham pessoas com deficiência visual aos elevadores, bilheterias, bloqueios, banheiros e áreas de embarque na plataforma.

Sinalização tátil nos corrimãos das escadas, pisos táteis direcionais e de alerta que encaminham pessoas com deficiência visual aos elevadores, bilheterias, bloqueios, banheiros e áreas de embarque na plataforma.

Diferenciais de Infraestrutura

Mais de 2 mil câmeras de monitoramento

Mais de 2 mil câmeras de monitoramento

10 terminais de integração com ônibus

10 terminais de integração com ônibus

Centro de Controle Operacional (CCO)

Centro de Controle Operacional (CCO)

Sala de Supervisão Operacional (SSO)

Sala de Supervisão Operacional (SSO)

CCO

A CCR Metrô Bahia conta com um moderno Centro de Controle Operacional (CCO), onde é realizada a comunicação dos sistemas da via, dos trens, das estações e dos terminais de ônibus administrados pela concessionária. A operação do sistema é monitorada por aproximadamente 2 mil câmeras, que alimentam as telas do CCO com informações 24h por dia.

 

No CCO são gerenciados todos os sistemas de circulação de trens, fluxo de clientes, segurança pública operacional, sistemas e energia, bloqueios de entrada e saída, sistemas de ventilação, detecção e combate a incêndio entre outras funções.

 

SSO

 

Além do CCO, cada estação possui a sua Sala de Supervisão Operacional (SSO), que monitora o fluxo de passageiros e da circulação de trens, a operação dos elevadores, bloqueios de entrada/saída, escadas rolantes, detecção e combate a incêndio na estação, e também emite mensagens sonoras para passageiros.

O metrô conta ainda com um sistema de geradores de 2,5 MW de potência para a movimentação dos trens em caso de apagão elétrico da concessionária de energia. Os equipamentos têm capacidade de movimentar os trens na linha até a plataforma de desembarque mais próxima, garantindo total segurança.

Trens e sistema

Detalhes técnicos

 

Confira todos os detalhes sobre os trens da Linha 1-Vermelha-Lapa-Águas Claras e da Linha 2-Azul-Acesso Norte-Aeroporto Internacional de Salvador

Trens

 

Os trens da CCR Metrô Bahia possuem baixo ruído interno, são equipados com dois aparelhos de ar-condicionado por carro, com controle digital, mantendo o máximo de conforto aos passageiros. 

Cada trem ainda conta com:

178 assentos anatômicos, revestidos com tecido e projetados especialmente para dar mais conforto na viagem

178 assentos anatômicos, revestidos com tecido e projetados especialmente para dar mais conforto na viagem

24 assentos preferenciais, com muito mais conforto e acessibilidade

24 assentos preferenciais, com muito mais conforto e acessibilidade

32 monitores LCD para mensagens informativas e publicitárias

32 monitores LCD para mensagens informativas e publicitárias

Visual externo com as cores da Bahia (azul, branco e vermelho)

Visual externo com as cores da Bahia (azul, branco e vermelho)

40 trens em operação nas duas linhas

40 trens em operação nas duas linhas

85 m de comprimento em cada trem com 4 carros

85 m de comprimento em cada trem com 4 carros

22 câmeras de monitoramento e segurança em cada trem

22 câmeras de monitoramento e segurança em cada trem

32 botões de emergência em cada trem

32 botões de emergência em cada trem

Transparência

Para reforçar o comprometimento com a qualidade, a concessionária estabeleceu a Política de Gestão Integrada, aprovada pela Alta Administração, onde constam as principais diretrizes para gerir seus processos e serviços.

A Política de Gestão Integrada representa para a CCR Metrô Bahia o compromisso com os seus clientes, colaboradores e parceiros. E mais, demonstra também a busca contínua pela alta produtividade e preservação do meio ambiente.

A CCR Metrô Bahia recebeu em junho de 2016 a certificação do Sistema de Gestão de Qualidade na norma NBR ISO 9001, pela entidade certificadora Bureau Veritas Certification.

Essa certificação demonstra o quanto a concessionária está em busca constante pela excelência do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, além de representar um passo importante para a garantia da qualidade da prestação de um serviço público de transporte.

A CCR Metrô Bahia está comprometida com a melhoria contínua de seus processos e com a promoção de um ambiente saudável e seguro para seus colaboradores, parceiros e clientes.

O Grupo CCR tem pautado a sua atuação na agenda de Diversidade & Inclusão para construir um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo e acolhedor para todos os perfis de colaboradores. O Grupo e as suas plataformas de negócio realizam ações permanentes para ampliar a presença das mulheres em cargos de liderança e em posições operacionais, oferecendo vagas afirmativas, firmando parcerias com entidades educacionais, capacitações profissionais e campanhas de cadastramento de currículos, bem como estabelecendo normas e processos internos que visem a uma remuneração igualitária e processos de avaliação de desempenho imparciais. 

Na CCR Metrô Bahia as mulheres correspondem hoje a 32% do quadro total de colaboradores e a 33,3% das posições em cargos de liderança (ao final do primeiro trimestre de 2024).

O Grupo CCR dispõe de uma Norma de Remuneração Fixa, que determina que todos os seus colaboradores sejam remunerados igualmente sem distinção de gênero, idade, raça ou orientação sexual. Além disso, estabelece que a remuneração é definida com base nas funções exercidas, alinhadas com os valores praticados pelo mercado, e que a área de recursos humanos deve sempre observar o equilíbrio interno salarial entre os colaboradores que ocupam o mesmo cargo na mesma localidade de atuação ao contratar um novo profissional. Os processos de avaliação de performance da Companhia, por sua vez, são atrelados a metas objetivas, que permitem mensurar de forma isenta e imparcial o desempenho dos seus colaboradores.

Ações para redução do consumo de água no Pátio Pirajá e nas estações da Linha 2 do metrô.

 

Torneiras com fechamento automático

 

A maioria das torneiras implantadas no Pátio Pirajá são automáticas, com o objetivo de evitar o desperdício e diminuir o ritmo da água, usando 40% menos do que uma torneira tradicional.

 

Lavador automático de trens

 

A máquina lavadora automática de trens obedece a padrões mundiais de tecnologia e a normas ambientais, e tem como principal finalidade recuperar, tratar e reutilizar 85% do total da água da lavagem das composições.

 

Reuso de água de chuva

 

O sistema capta água de chuva vinda das coberturas das estações da Linha 2 do Metrô e das 2 novas estações do Tramo III, e direciona para reservatórios de água de reuso para utilização em todos os vasos sanitários, proporcionando uma redução do consumo de água potável.

Utilização de lâmpadas LED

 

As áreas administrativas e operacionais do Pátio Pirajá, as vias de acesso ao Pátio, internas e externas, as plataformas das estações da Linha 1 e todas as estações e terminais da Linha 2, são iluminadas por lâmpadas LEDs. 

Os LEDs têm muitas vantagens sobre lâmpadas incandescentes convencionais, a principal delas é a eficiência. LEDs geram pouco calor e a porcentagem mais alta de energia elétrica vai diretamente para a geração de luz, o que diminui consideravelmente a demanda de eletricidade.

 

Instalação de brises

 

Ao redor das estruturas dos blocos do Pátio Pirajá foram instalados brises de diversos materiais que barram a incidência da radiação solar antes que ela atinja a fachada e, consequentemente, o ambiente interno, reduzindo o calor recebido. Vantagens dos brises:

Controla os ganhos térmicos

Controla os ganhos térmicos

Equilibra a iluminação no ambiente interno

Equilibra a iluminação no ambiente interno

Permite a ventilação dos locais

Permite a ventilação dos locais

Melhoria da qualidade do ar

 

No Pátio Pirajá - sede da CCR Metrô Bahia, foi implantado um pomar. Entre as árvores frutíferas plantadas estão a jabuticaba, acerola, manga, caju, figo, etc. Entre os benefícios que as árvores proporcionam, os principais são:

Absorção do gás carbônico presente em nossa atmosfera, contribuindo para reduzir os efeitos do aquecimento global

Absorção do gás carbônico presente em nossa atmosfera, contribuindo para reduzir os efeitos do aquecimento global

Redução da sensação de calor

Redução da sensação de calor

Melhoria da qualidade do ar e fornecimento de sombra

Melhoria da qualidade do ar e fornecimento de sombra

A CCR Metrô Bahia apoia programas voltados à educação.

 

Caminhos da Cidadania

 

Programa de educação que oferece conteúdos gratuitos sobre cidadania. A formação é em formato EAD para professores do Ensino Fundamental I das escolas públicas municipais.

 

Co.Liga

 

O Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, está oferecendo mais de 40 cursos gratuitos pela Co.Liga escola digital da Fundação Roberto Marinho (FRM) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).
Para inscrever-se nos diversos cursos oferecidos, como Edição e Tratamento de Fotografia, Programação Criativa, Introdução ao Roteiro Audiovisual, Fundamentos de Empreendedorismo e Segurança Alimentar na Gastronomia, História e Fundamentos da Programação, que abrangem temas como CSS, HTML, Javascript, entre outros, é necessário ter mais de 15 anos e acessar a plataforma virtual coliga.digital.