na Linha 4 - Amarela diariamente
- Valor
- 700
- Unidade
- mil pessoas
- Descrição
- na Linha 4-Amarela diariamente
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e a primeira parceria público-privada do país. O contrato com o Governo do Estado de São Paulo, firmado em 2006, permite à concessionária a operação e manutenção da linha por 30 anos.
Nesse tempo, a ViaQuatro já investiu 450 milhões de dólares, entre sistemas, equipamentos e trens, e ao longo dos 30 anos de operação, investirá mais de 2 bilhões de dólares na linha.
Manter os clientes satisfeitos é uma das missões da ViaQuatro. E, desde o início parcial da operação comercial, em junho de 2010, a concessionária detém altos índices de satisfação. Mais de 90% de quem utiliza a Linha 4 - Amarela considera o serviço prestado bom ou muito bom.
Nossas escolhas e atitudes são moldadas por um conjunto de valores que estabelecem a identidade, os fundamentos e a forma de atuação da ViaQuatro. Com base nessas premissas, queremos gerar impacto positivo para clientes, funcionários e a comunidade em geral.
As estações da Linha 4-Amarela de Metrô são totalmente acessíveis para pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida. Elas contam com:
Circuito de TV
Temos um moderno sistema que garante a segurança de todas as pessoas que utilizam a Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo. Cada trem possui 26 câmeras de monitoramento e nas estações são aproximadamente 300 câmeras ligadas diretamente ao Centro de Controle Operacional (CCO). Ao menor sinal de ocorrência, o CCO aciona as equipes de atendimento, que entram em ação para solucionar rapidamente o problema
Portas de plataforma
A Linha 4-Amarela foi a primeira na América Latina a entrar em funcionamento com divisórias de vidro separando a plataforma dos trilhos, as chamadas portas de plataforma, em todas as estações.
Elas impedem o acesso dos usuários aos trilhos, evitam quedas de objetos na via e outros acidentes. Abrem juntamente com as portas do trem, que estaciona no ponto exato da entrada e saída de pessoas. A tecnologia já é utilizada nos metrôs mais modernos do mundo, como Tóquio, Hong Kong, Cingapura, Seul, Barcelona e Paris e contribui de maneira expressiva para a diminuição de acidentes e interrupções no transporte metroviário de São Paulo.
O Centro de Controle Operacional (CCO) é o cérebro da operação automática e uma das ferramentas mais importantes para a ViaQuatro realizar um atendimento ágil e de qualidade.
O controle dos trens da Linha 4-Amarela é feito de forma remota no CCO, localizado no Pátio Vila Sônia. Por meio de uma tela com 13m de comprimento e cerca de 3m de altura, é possível acompanhar o movimento em toda a extensão da linha, o interior dos trens, as estações, o pátio de manobra e a manutenção.
Esse sistema moderno permite programar a velocidade dos trens, o número de viagens, o tempo de abertura das portas da plataforma e do trem, incluir mais trens na linha, quando necessário, entre outras funcionalidades.
Detalhes técnicos
Confira todos os detalhes sobre os trens da Linha 4-Amarela
Conheça nossa Política de Gestão integrada para os processos de operação e manutenção da Linha 4-Amarela e perspectiva das pessoas em relação ao serviço prestado desde a estação de origem até a estação de destino, envolvendo o Pátio Vila Sônia e as Estações Vila Sônia Profa. Elisabeth Tenreiro, São Paulo - Morumbi, Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire, Paulista - Pernambucanas, Higienópolis - Mackenzie, República e Luz.
O Grupo CCR tem pautado a sua atuação na agenda de Diversidade & Inclusão para construir um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo e acolhedor para todos os perfis de colaboradores. O Grupo e as suas plataformas de negócio realizam ações permanentes para ampliar a presença das mulheres em cargos de liderança e em posições operacionais, oferecendo vagas afirmativas, firmando parcerias com entidades educacionais, capacitações profissionais e campanhas de cadastramento de currículos, bem como estabelecendo normas e processos internos que visem a uma remuneração igualitária e processos de avaliação de desempenho imparciais.
Hoje, as mulheres correspondem a 39% do quadro total de colaboradores do Grupo CCR. Nas áreas operacionais, por exemplo, 37% dos operadores de trens da Linha 4-Amarela são mulheres, e a empresa tem periodicamente promovido cursos de formação e a contratação de mulheres como agentes de atendimento e segurança em suas estações de trens e nas áreas de manutenção.
O Grupo CCR dispõe de uma Norma de Remuneração Fixa, que determina que todos os seus colaboradores sejam remunerados igualmente sem distinção de gênero, idade, raça ou orientação sexual. Além disso, estabelece que a remuneração é definida com base nas funções exercidas, alinhadas com os valores praticados pelo mercado, e que a área de recursos humanos deve sempre observar o equilíbrio interno salarial entre os colaboradores que ocupam o mesmo cargo na mesma localidade de atuação ao contratar um novo profissional. Os processos de avaliação de performance da Companhia, por sua vez, são atrelados a metas objetivas, que permitem mensurar de forma isenta e imparcial o desempenho dos seus colaboradores.
Consulte nossa carta de serviço aos clientes da ViaQuatro
O compromisso com a sustentabilidade está baseado no tripé econômico, ambiental e social. O objetivo da ViaQuatro é desenvolver o seu negócio, preservando o meio ambiente e a qualidade de vida da população de São Paulo. Por isso, projetos ganham vida na concessionária e ajudam a tornar o mundo mais sustentável.
Apoiamos projetos que agregam valor à viagem das pessoas e impactam positivamente a comunidade do entorno de suas estações. Durante este ano, estão programadas, em média, 5 ações por mês nas estações da linha, como exposições artísticas e eventos de educação em saúde. Já na região do entorno da Linha 4-Amarela, serão apoiados 6 projetos, a maioria visa levar arte e esporte para crianças em situação de vulnerabilidade. As ações são realizadas por meio de incentivo direto da concessionária ou leis de fomento reguladas pelos governos estadual e federal.
Conheça as ações desenvolvidas pela ViaQuatro e confira como participar dos projetos.
A ViaQuatro promove periodicamente programas sobre segurança no trabalho e meio ambiente, que buscam alertar colaboradores sobre os possíveis riscos no ambiente de trabalho, e sobre o cumprimento das normas presentes na legislação. A dinâmica tem por objetivo realizar atividades, como avaliações, verificações e implementações, direcionadas a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Desde novembro de 2011, a coleta seletiva leva colaboradores à redução do consumo, reutilização e reciclagem de detritos. Resíduos gerados nos processos operacionais e administrativos são separados nos coletores espalhados pelas estações e Pátio Vila Sônia, e depois reciclados.
O objetivo da coleta seletiva é encontrar soluções para o lixo produzido: