O VLT Carioca

Conheça a concessionária que administra o VLT Carioca

Sobre a concessão

Desde junho de 2016, o VLT Carioca passou a integrar o dia a dia de quem circula pelo centro do Rio. Inspirado nos bondes que deixaram as ruas nos anos 1960, o sistema faz a conexão entre os diversos pontos de chegada à região central de forma mais ágil e sustentável.

 

Pelos trilhos do bonde contemporâneo, hoje é possível não só percorrer os principais pontos do Centro e da Região Portuária, mas também estar próximo a trens, metrô, barcas, porto, ônibus, rodoviária, teatros, museus, do Aeroporto Santos Dumont e a todo o polo de negócios e entretenimento local.


Isso é feito longe do trânsito, sem barulho, sem combustíveis fósseis e com mais qualidade de vida. São 30 estações e paradas em operação e 32 trens em sua atual frota. Em 2024 foi inaugurado o Terminal Intermodal Gentileza e sua operação conta com linhas de ônibus municipais, do BRT Transbrasil e as linhas Santos Dumont-T. Gentileza (1-Azul) e Praça XV-T. Gentileza (4-Laranja) do VLT Carioca.


O VLT já realizou mais de 1,3 milhões de viagens, beneficiando mais de 120 milhões de pessoas.

trilhos

Valor
28
Unidade
km
Descrição
de trilhos no total

arredores

Valor
70
Unidade
atrações
Descrição
no arredores das estações

Visão, propósito e princípios

Nossas escolhas e atitudes são moldadas por um conjunto de valores que estabelecem a identidade, os fundamentos e a forma de atuação do VLT Carioca. Com base nessas premissas, queremos gerar impacto positivo para clientes, funcionários e a comunidade em geral.

Acessibilidade

O VLT Carioca é totalmente acessível para pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida.

 

Estações e Paradas

 

As estações e paradas do VLT Carioca são niveladas com as portas do trem e têm rampas com angulação suave e antiderrapantes, facilitando o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Os corrimãos contam com sinalização em braile indicando nome e sentido de cada parada. Nas plataformas, há piso podotátil para facilitar a orientação de pessoas com deficiências visuais. Painéis fornecem informações operacionais em tempo real.

 

Veículos

 

As composições contam com lugares especiais para alocação de cadeiras de rodas e assentos prioritários para pessoas com deficiência, idosos, gestantes e obesos. O interior dos veículos também conta com monitores e sistema de som para a veiculação de mensagens operacionais.

Exerça sua cidadania: respeite os assentos preferenciais e zele pela limpeza e conservação dos veículos, paradas e estações do VLT Carioca.

Diferenciais de Infraestrutura

8 portas por lateral do veículo

8 portas por lateral do veículo

Ambiente climatizado no interior do veículo

Ambiente climatizado no interior do veículo

Sistema de aviso por alto-falantes nas paradas e nos veículos

Sistema de aviso por alto-falantes nas paradas e nos veículos

Sistema de vídeo de vigilância com gravação de imagens nas paradas e nos veículos

Sistema de vídeo de vigilância com gravação de imagens nas paradas e nos veículos

Câmeras externas nas laterais e à frente das cabines dos veículos

Câmeras externas nas laterais e à frente das cabines dos veículos

Piso 100% rebaixado e altura máxima de 30 cm do solo nos veículos

Piso 100% rebaixado e altura máxima de 30 cm do solo nos veículos

Plataformas de pontos de parada com 44 m de extensão equipadas com cobertura e rampas com angulação suave e piso antiderrapante

Plataformas de pontos de parada com 44 m de extensão equipadas com cobertura e rampas com angulação suave e piso antiderrapante

Veículos bidirecionais

Veículos bidirecionais

Capacidade para até 420 passageiros em cada trem

Capacidade para até 420 passageiros em cada trem

Sistema de alimentação elétrica pelo solo (APS)

Sistema de alimentação elétrica pelo solo (APS)

Rede de aproximadamente 28 km de trilhos

Rede de aproximadamente 28 km de trilhos

Baixo nível de ruído

Baixo nível de ruído

Elétrico, não polui o meio ambiente

Elétrico, não polui o meio ambiente

Painéis eletrônicos nas paradas, com destino e tempo de chegada dos próximos VLTs

Painéis eletrônicos nas paradas, com destino e tempo de chegada dos próximos VLTs

CCO

O Centro de Controle Operacional (CCO) é o cérebro da operação do VLT Carioca, conectado 24h por dia para que o transporte funcione diariamente com segurança.

 

No CCO atuam supervisores, controladores de tráfego e estações, além de equipes do Centro Integrado de Manutenção (CIM). Esses profissionais acompanham intervalos de partida e duração das viagens, possíveis interferências na via e fazem contato com os colaboradores que estão em campo sempre que necessário.

Além das atividades operacionais, o CCO também é responsável por coordenar a liberação de ações de manutenção que acontecem tanto nas vias e paradas quanto nas instalações do VLT. Tudo para garantir a execução da manutenção com segurança e dentro dos períodos programados, permitindo a retomada da circulação no horário previsto e dentro dos padrões de qualidade desejados.

Trens e sistema

Detalhes técnicos

 

Confira todos os detalhes sobre os trens do VLT Carioca

Estrutura acionária

ccr

Valor
95,17
Unidade
%
Descrição
CCR

Invepar

Valor
4,727
Unidade
%
Descrição
Invepar

Benito

Valor
0,091
Unidade
%
Descrição
Benito Roggio Transporte

RATP

Valor
0,008
Unidade
%
Descrição
RATP Brasil

Transparência

A Concessionária do VLT Carioca tem o compromisso de assegurar a qualidade na prestação do serviço de transporte. Instalada no bairro do Santo Cristo, Região Portuária do Rio de Janeiro, a empresa entende a importância da sua contribuição para o desenvolvimento local. Com isso, direcionou sua política de responsabilidade social para o incentivo aos projetos realizados por organizações de bases comunitárias locais que estejam em linha com as diretrizes estratégicas da empresa e com a política de conformidade.

O Grupo CCR tem pautado a sua atuação na agenda de Diversidade & Inclusão para construir um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo e acolhedor para todos os perfis de colaboradores. O Grupo e as suas plataformas de negócio realizam ações permanentes para ampliar a presença das mulheres em cargos de liderança e em posições operacionais, oferecendo vagas afirmativas, firmando parcerias com entidades educacionais, capacitações profissionais e campanhas de cadastro de currículos, bem como estabelecendo normas e processos internos que visem a uma remuneração igualitária e processos de avaliação de desempenho imparciais.


Parte do grupo, o VLT Carioca está dedicado a aumentar o número de mulheres em seu quadro e, por isso, vem formando turmas de operadoras de trem com vagas de recrutamento externo exclusivamente femininas. Além destas, foram abertas outras oportunidades voltadas para mulheres em outros cargos, como jovem aprendiz, analista, coordenadora, etc. A empresa pela primeira vez é liderada por uma mulher, após a nomeação de Sílvia Bressan como diretora da Unidade de Negócios.


O Grupo CCR dispõe de uma Norma de Remuneração Fixa, que determina que todos os colaboradores sejam remunerados igualmente sem distinção de gênero, idade, raça ou orientação sexual. Além disso, estabelece que a remuneração é definida com base nas funções exercidas, alinhadas com os valores praticados pelo mercado, e que a área de recursos humanos deve sempre observar o equilíbrio interno salarial entre os colaboradores que ocupam o mesmo cargo na mesma localidade de atuação ao contratar um novo profissional. Os processos de avaliação de performance da Companhia, por sua vez, são atrelados a metas objetivas, que permitem mensurar de forma isenta e imparcial o desempenho dos colaboradores.